14/11/2013

5 dicas para ter um bom conteúdo em seu blog

Olá meus amores, tudo bem?

Eu recebo alguns e-mails com dúvidas de leitoras que têm interesse de criar blogs ou apenas curiosidade e como eu já passei por essa fase inicial que geralmente é repleta de dúvidas, resolvi fazer esse post, com algumas dicas fundamentais. O blog fará dois anos no mês que vem, então ao longo desse período eu aprendi várias coisas que seria interessante compartilhar com vocês. No post de hoje eu darei 5 dicas para ter um bom conteúdo em seu blog.


      1. Domine o assunto abordado
É fundamental que você saiba e entenda sobre o que está escrevendo ou falando (caso seja um vídeo). Se for necessário, pesquise antes para que você transmita segurança sobre seu conteúdo. Uma resenha em que a blogueira não conclui a sua opinião sobre o produto acaba deixando o(a) leitor(a) confuso(a), o que gera uma certa desconfiança naquele determinado blog, portanto independente do assunto, informe-se antes de sair escrevendo/falando por aí.
       2. Seja você mesma na medida certa
Atualmente, há uma enorme quantidade de blogs na internet, o que significa que você precisa ter um diferencial para se destacar em meio de tantas outras blogueiras. Eu leio muitos blogs e percebo características em cada blog que fazem com que ele seja único, e é justamente esse o intuito, mas vale lembrar que o bom senso é bem-vindo. No início, o blog é apenas um hobby e com o tempo, para algumas pessoas ele torna-se um trabalho, o que significa que precisa ser levado com seriedade, mas sem perder essas características iniciais. 

       3. Desenvolva a sua escrita
É normal que no início você cometa alguns errinhos ortográficos e utilize algumas gírias, pois estamos acostumados com a linguagem informal do dia-a-dia, mas o blog é um outro mundo, no qual precisa haver um equilíbrio entre a linguagem informal e a formal, mas o fundamental é a concordância verbal. Já perdi as contas de quantas vezes vi erros terríveis em blogs bem conceituados, o que deixa uma péssima imagem. A acentuação e pontuação também são importantes e na ausência delas, algumas frases podem ter o sentido oposto do desejado. É fato que ninguém é um gênio, todos cometem erros, mas se você utiliza a escrita como forma de se expressar publicamente, o mínimo esperado é que haja um certo entendimento da língua e para isso, não existe mágica, é bom ter um dicionário sempre por perto e livros também são sempre úteis.

        4. Dedique-se
Parece clichê, mas sem dedicação é quase impossível ter um blog de sucesso. A dedicação depende da sua rotina, o ideal é selecionar um tempinho, por menor que seja, apenas para o blog, para escrever textos, tirar fotos para algum post, gravar vídeos etc. Se você for estudante, organize o seu tempo (estudos x blog) de modo que dê para fazer as duas coisas e o mesmo com trabalho. Na minha opinião é mais interessante postar algo criativo e bem feito de três em três dias, por exemplo, do que postar qualquer coisa diariamente só por postar.

    5. Cuidado com os direitos autorais
Quando eu comecei com o blog, tive alguns problemas com os direitos autoriais de músicas nos meus vídeos, posteriormente tive até que excluí-los e depois dessa vez fiquei atenta. Se o uso de músicas for necessário, prefira as com royalty free (disponíveis nesse site aqui). O mesmo cuidado precisa ser tomado com as imagens postadas em seu blog, se você utilizar alguma foto que não tenha sido tirada por você, não esqueça de colocar os devidos créditos.

Foto no início da postagem: google.

Caso haja interesse, eu adoraria continuar escrevendo posts dando dicas, contando como foi a minha experiência com o blog etc. Qualquer dúvida deixem nos comentários!

O que vocês acharam?
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Amei. Posta mais sim sobre domínio, e layout. Um beijoo te adoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A e fala também como usar o Royalt Free Music rs

      Excluir
  2. Muito boa as dicas, pode dá mais se quiser hahaha. Beijos flor :)
    Também visite meus blog's :
    Fala sério, Duda | Talentos da Mari

    ResponderExcluir

Nunca deixe de comentar, pois assim você colabora para melhoras aqui no blog. Obrigada!

© FORÇA NA PERUCA LOIRA - . Todos os direitos reservados.
Layout por: Priscila Carvalho.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo